domingo, 20 de abril de 2008

SOBRE O ROUBO DA ARTE NA IGREJA PÓS-MODERNA - 3ª Parte



A modernidade também produziu seus efeitos maléficos sobre todas as coisas artísticas. Nos últimos dez anos muito tem sido dito sobre a pós-modernidade, e muitos evangélicos têm feito advertências contra ela, classificando-as de uma visão de mundo perigosa. Qualquer uma das lendas por meio das quais o mundo é observado tem de ser estudada criticamente, e suas deficiências devem ser apontadas. Para os cristãos, todas as visões de mundo comprometem as definições de crença e precisam ser severamente criticadas. Colocar a pós-modernidade à luz da modernidade como sendo sua peneira é dar à modernidade uma autoridade perigosa, mas aparentemente natural dentro do mundo evangélico. A própria modernidade é uma visão de mundo deficiente. É o fracasso da modernidade em cumprir suas grandes promessas de um mundo melhor que tem promovido a sua morte.

Sob a influência da modernidade, a igreja ficou obcecada por definições e pela consistência doutrinária. A modernidade se baseou no raciocínio científico e racional de que tudo poderia ser provado pela experimentação humana e de que esta exploração do campo científico poderia resultar em um mundo superior e em um ser humano muito melhor. Em muitos sentidos esta visão de mundo foi vista como uma grande ameaça ao mistério da fé. O modernismo foi colocando de lado o mistério e a fé em um mundo invisível e sobrenatural, e substituindo esse mundo por um outro que podia ser explicado em termos científicos. Que o Cristianismo tenha sido capturado por este tipo de pensamento parece um pouco inconsistente, mas isso gerou alguns séculos de teologia sistemática, apologética e ênfase exagerada na palavra falada e escrita na comunicação da verdade cristã. essas coisas em si mesmas são de grande ajuda para a causa do Cristianismo no mundo, mas a perda do mistério, da experiência e de qualquer representação artística do Evangelho foi danosa.

A Bíblia usa uma vasta gama de maneiras criativas para comunicar a verdade: a lei, a história, os poemas, as canções, a literatura, o lamento, a profecia, os provérbios, os sonhos, os anjos, os milagres, as parábolas, as pregações, as cartas e as visões.

Quando os evangélicos do mundo decidiram que a Palavra pregada era a maneira mais eficiente de Deus para comunicar, eles desprezaram o fato de que quando Jesus nasceu, Deus estava dizendo, entre outras coisas, que aqueles veículos de comunicação não eram suficientes e que a Palavra havia se tornado carne (Jo 1.1-14). A Palavra de Deus é muito mais do que palavras. A modernidade coagiu os cristãos a tomarem a carne e transformá-la em palavras novamente. A arte sofreu. Não era um tipo definido e claro de racionalismo... As histórias e as canções podem ressaltar alguns pontos da verdade e fracassar em cobrir todos os aspectos do Evangelho. Eles não perceberam que Jesus deixou de fora a doutrina crucial da propiciação na parábola do Filho Pródigo (Lc 15. 11-32).

continua...

Steve Stockman, ministro presbiteriano na Irlanda.
Ilustração: Moisés, de Michelangelo.

Nenhum comentário: