quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Fora de Tempo

Vez por outra alguém ainda comenta comigo em tom de deboche contra o presidente Lula (pois sabe que sempre fui simpatizante de Luiz Inácio, embora hoje bem menos fervoroso) sobre o que aconteceu com ele na abertura do Pan do Rio. Ainda que repeite a insatisfação da população diante do governo petista, achei uma tremenda falta de educação o episódio das vaias. Sei que está fora de tempo falar sobre isso, mas em todo caso, a opinião da amiga e escritora Rosane de Castro (amo essa mulher!) ainda é a que me parece mais lúcida e coerente:
"Depois da vaia que o Presidente Lula recebeu na aberturas do Pan, o Rio de Janeiro (pelo menos para mim) não continua lindo. Não consigo entender o que esporte tem a ver com política. Que hora infeliz, meu Deus, para se fazer protesto, e que maneira deselegante de fazer protesto tão inoportuno.Imagino o que os outros países estão pensando de nós.O Presidente Lula é uma autoridade, queiram ou não, e deve ser respeitado. Existem momentos que ideologias políticas não podem estar á frente do comportamento humano. Na Europa, quando a população quer demonstrar que não aceita o pensamento ou o comportamento de algum político, simplesmente não o aplaude quando o mesmo se pronuncia. Além de ser elegante e educado, o silêncio pode ainda ser mais forte e falar mais alto que a vaia.Fiquei com muita vergonha. Vaia é coisa de moleque. Nem mesmo a presença do governo paralelo carioca (o tráfico) conseguiu manchar a imagem do Rio como aquela maldita vaia. Foi desumano, não se humilha um presidente dessa maneira.Não consigo mais ver o Cristo Redentor de braços abertos. O Cartão-Postal carioca mudou e pra bem pior."

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosane é fora de série. Eu lembrei de um episódio da Familia Dinossauro hehehehe em que a esposa do Dino pergunta o que ele pensa do governo e ele diz "Eu preciso ver o que a televisão quer que eu pense, depois te digo". É mais ou menos isso, porque temos que usar a midia para demonstrar indignação? Porque a indignação não vem por atitudes patrióticas? Talvez seja porque nesse país tudo é futebol, vaiamos ou gritamos gol.