terça-feira, 15 de julho de 2008

A escuridão me basta


Senhor, é quase meia-noite e estou Te esperando na escuridão e no grande silêncio.
Lamento todos os meus pecados.
Não me deixe pedir mais do que ficar sentado na escuridão, sem acender alguma luz por conta própria, nem me abarrotar com os próprios pensamentos para preencher o vazio da noite na qual espero por Ti.
Deixa-me virar nada para a luz pálida e fraca dos sentidos, a fim de permanecer na doce escuridão da Fé pura.
Quanto ao mundo, deixa-me tornar-me para ele totalmente obscuro para sempre. Que eu possa, deste modo, por esta escuridão, chegar enfim à Tua claridade.
Que eu possa, depois de ter me tornado insignificante para o mundo, estender-me em direção aos sentidos infinitos, contidos em Tua paz e Tua glória.
Tua claridade é minha escuridão. Eu não conheço nada de Ti e por mim mesmo nem posso imaginar como fazer para Te conhecer.
Se eu te imaginar, estarei errado.
Se Te compreender, estarei enganado.
Se ficar consciente e certo que Te conheço, serei louco.
A escuridão me basta.


Thomas Merton


terça-feira, 8 de julho de 2008

Você já sentiu vontade de manipular o Todo-poderoso?


Você já sentiu vontade de manipular o Todo-Poderoso? Já sentiu vontade de encontrar uma palavra que tocasse tão profundamente o coração do Senhor para que Ele decidisse fazer o que você deseja? Ou simplesmente já orou com uma cara de dissimulada humildade, desejando no fundo da sua alma que Ele se comovesse e atendesse as suas súplicas? Não? Você nunca fez isso? Nunca sentiu nada disso? Bem, se sua resposta é NÃO mesmo, então tô ferrada por fazer uma confissão assim tão publicamente, pois já me vi inúmeras vezes tentando manipular o Criador.

Estar diante de um Ser do qual não existe nada impossível para Ele e que tem o coração cheio de amor por mim é, desculpe a expressão, tentador demais. Não consigo resistir. Todas as vezes penso: "Dessa vez pode dar certo!". E haja falácia. Me sinto com uma espingarda na mão, á caça de uma palavra, uma só, unzinha apenas, que comova o coração desse Deus. Silêncio do alto. Os dias vão passando e nada do que pedi acontece. Então me aparece alguém me falando do tempo de Deus. Sim! Eclesiastes, capítulo três. Esperança! "Dessa vez pode dar certo!". Lá vai eu pro meu quarto, pra minha cadeira de balanço e haja tentativa de manipulação. Não desejo muita coisa, não! Só que Ele mude o curso da História por minha causa, como fez o Super-Homem por sua jornalista amada. Falo, falo, falo. Silêncio. Tento mais um pouquinho, afinal "água mole em pedra dura...".

Aos poucos estou descobrindo que Ele NUNCA irá mudar o curso da História por minha causa. Ele não é o Super-Homem, Ele nem é homem, Ele é Deus. Não existe nenhuma criptonita que possa tirar Sua força, não necessita de disfarces. A história segue seu rumo do jeito que Ele quer.Mas descobri algo: Ele mudou o curso da MINHA história e tem transformado o MEU coração. Por mais que eu queira pigarrear e fazer de conta que nada mudou, a realidade é que TUDO mudou em mim. Pingos de amor em um coração de pedra resultou em quebrantamento.Água divina em coração de pedra me fez curvar e implorar que Ele realize o desejo Dele na minha vida porque o desejo Dele é o the best. Para isso não é preciso manipulação, nem palavras persuasivas. Basta estar na Sua presença, mesmo que seja em silêncio e lhe entregar o coração, mesmo que seja um coração de pedra e manipulador.


Rosane de Castro
Julho/2008